O avô de minha avó Morreu também corcovado Carregando um cristo de maçaranduba Que protegia os passos vagarosos da família. Arranjei velocidade. Virei homem de cimento armado. Adoro esse Cristo turista De braços abertos Que procura equilíbrio Na montanha brasileira. Os homens de fé têm esperança n' Ele, Porque Ele é ligeiro, porque Ele é ubíquo, Porque Ele é imutável. Ele acompanha o homem de cimento armado Através de todas as substancias, Através de todas as perspectivas, Através de todas as distancias
1. Você receberá um corpo - você pode gostar dele ou odiá-lo, mas ele será seu durante essa existência.
2. Você aprenderá lições - Você está matriculado numa escola informal, de período integral, chamada vida / A cada dia, nessa escola, você terá a oportunidade de aprender lições / Você poderá gostar das lições ou considerá-las irrelevantes ou estúpidas.
3. Não existem erros, apenas lições - O crescimento é um contínuo processo de experimentação /As experiências que não dão certo fazem parte do processo, assim como as bem sucedidas.
4. Cada lição será repetida até que seja aprendida - Cada lição será apresentada a você de diversas maneira, até que a tenha aprendido /Quando isso ocorrer, você poderá passar para a seguinte.
5. O aprendizado nunca termina - Não existe nenhuma parte da vida que não contenha lições /Se você está vivo, há lições para aprender.
6. "Lá" não é melhor do que "aqui" - Quando o seu "lá" se tornar em "aqui", você simplesmente encontrará outro "lá" que parecerá novamente melhor do que o "aqui".
7. Os outros são apenas seus espelhos - Você não pode amar ou detestar algo em outra pessoa, a menos que isso reflita algo que você ama ou detesta em si mesmo.
8. O que fizer de sua vida é responsabilidade sua - Você tem todos os recursos de que necessita. O que fará com eles é de sua responsabilidade. A escolha é sua.
9. As respostas estão dentro de você - Tudo o que tem a fazer é observar, ouvir e acreditar.
10. Você se esquecerá de tudo isto!
Twyla Nitsch, Anciã da tribo Iroquois
terça-feira, novembro 06, 2007
"A POESIA E O TEMPO"
O tempo passa, os anos se vão As vidas surgem e morrem. Mas a poesia é a mesma, não muda seu tom Permanecendo pelos tempos. Provocando sensações
A poesia sempre retrata a vida presente Trazem sempre as recordações Provoca vivas emoções Está sempre a reavivar nos corações Pela eternidade, independente as estações A poesia uma linguagem universal Pelos tempos sem fim.
O tempo é eterno ao declamar de um poema Ela não está presa ao momento Nem em apenas um único sentimento Está inserida no pensamento Nos ares, na sincronia da vida Na alma da humanidade Como ondas espalhando suas reflexões Pelas gerações, pelas multidões.
A poesia uma vez escrita e conhecida Uma vez declamada se torna eternizada.